XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

TELEMONITORAMENTO DE ENFERMAGEM À PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS.

Resumo

Introdução: O presente estudo tem por intuito tratar sobre a importância do enfermeiro nas práticas de telemonitoramento, especificamente o estudo está direcionado para esses cuidados direcionados a pessoas que possuem doenças crônicas. O telemonitoramento é a prática utilizada por meio tecnológico podendo ser uso de ligações telefônicas, mensagem de textos por dispositivos móveis ou uso de aplicativos visando o acompanhamento contínuo e remoto desses pacientes.
Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar as práticas de enfermagem durante o telemonitoramento das doenças crônicas.
Métodos: A metodologia adotada foi utilizada estudo qualitativo e descritivo sob análise documental, com utilização de estudos publicados nos bancos de dados Scielo e Lilacs datados entre 2020 a 2022.Diante dessa premissa, tem-se como problemática de pesquisa a ser levantada no presente estudo: De que forma o enfermeiro contribui com as práticas preventivas das doenças crônicas através do telemonitoramento?
Resultados: Como resultado obtido pelos artigos utilizados percebe-se que o telemonitoramento é essencial para prevenção do agravamento das doenças crônicas, servindo o enfermeiro como profissional que deverá estar em constante aperfeiçoamento para realizar as melhores práticas de intervenção e acompanhamento desses pacientes.
A despeito das facilidades trazidas pelo telemonitoramento como meio contínuo de proporcionar autoconfiança e cuidados dos familiares ou do próprio doente em controlar sua doença, o enfermeiro possui suma importância para encorajar os mesmos a se cuidarem, e estarem atentos aos mínimos sintomas advindos de cada doença. Essas ações consideradas como participativas geram mudanças na vida desses pacientes, proporcionando o acesso a saúde, melhoria na qualidade de vida e bem-estar e autocuidado.
Considerações finais:
Ficou comprovado que o enfermeiro é de suma importância para conscientização desses pacientes sobre o autocuidado da sua doença crônica, pois somente através da educação em saúde desses pacientes, sobre a percepção dos mínimos detalhes sobre a sua doença, poderá existir uma qualidade de vida desses pacientes e continuidade no tratamento das suas doenças. As práticas preventivas educativas com a equipe de enfermagem são de suma importância para o cuidado dos pacientes crônicos, e as ações de telemonitoramento tem sido cada vez mais incorporada aos serviços de saúde e no cuidado dos pacientes.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Telemonitoramento e Avaliação em Saúde

Autores

LUINA RIOS PEREIRA