Dados do Trabalho
Título
Telediagnóstico na linha do cuidado da Atenção Primária em Saúde: relato de caso
Apresentação do Caso
Em um contexto onde as barreiras geográficas limitam o acesso aos serviços de saúde, o telediagnóstico surge como uma forma de democratizar o acesso e melhoria dos cuidados, além de servir como ferramenta de priorização. O projeto PROVAR+, formado por equipe de profissionais que realizam o rastreio de valvopatia reumática em populações atendidas por Unidades Básicas de Saúde (UBS), com colaboração internacional desde 2014. O processo envolve três etapas: a realização do Eletrocardiograma (ECG), emitindo alertas para casos de anormalidades significativas; posterior realização do Ecocardiograma (ECO) simplificado na própria UBS; e se necessário encaminhamento para Eco convencional, custeado pelo projeto. Atua como ferramenta para melhoria da linha de cuidado aos pacientes com cardiopatia reumática. O relato tem como objetivo apresentar o fluxo de atendimento a uma paciente assistida pelo projeto em município de Médio porte no Centro Oeste de Minas. Esse relato é baseado na Oferta Nacional de Tele-ECG pela Rede de Telessaúde de MG e Projeto PROVAR+. ECG e ECO simplificado realizados na UBS e laudo emitido por cardiologistas de forma remota. As informações foram retiradas dos laudos e revisão de literatura.
Discussão
Paciente do sexo feminino, 65 anos, realizou ECG eletivo em uma UBS, o laudo foi recebido em menos de um minuto, com alerta para investigação por meio do ECO simplificado. O resultado mostrou alterações sugestivas de fibrilação atrial. A paciente realizou o ECO de rastreio vinte sete dias após o ECG. Os achados ecocardiográficos evidenciaram valva mitral reumática, estenose mitral e átrio esquerdo com aumento significativo, sugerindo diagnóstico de doença valvar mitral. Esse resultado recomendava a realização de ECO convencional, realizado com intervalo de dez dias. Nesse exame, foram identificados dupla lesão valvar mitral reumática, predomínio de estenose moderada, espessamento valvar aórtico reumático leve e aumento importante do átrio esquerdo. Todo processo demorou 37 dias.
Comentários Finais
Este relato mostra a efetividade das ações de Telessaúde em ofertar um cuidado oportuno, proporcionando atendimento especializado, com a identificação precoce e, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde e na otimização de recursos locais. Contribui ainda para abordagem integralizada, atendendo eficientemente diferentes níveis de complexidade, desde a atenção primária até o suporte especializado, enfatizando não apenas resolutividade, mas também a continuidade do cuidado.
Área
Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Telediagnóstico
Autores
WANESSA CAMPOS VINHAL, Bruno Ramos Nascimento, Gabriela Silva Faria, Vitória Alves Campos, Gabriel Marcos dos Santos Souza, Clareci Silva Cardoso