Dados do Trabalho
Título
Aplicativo Saúde Já Curitiba: uma experiência de transformação digital
Apresentação do Caso
Curitiba, uma cidade de aproximadamente 1 milhão e 800 mil habitantes, conta com um aplicativo desde 2017 para facilitar o acesso e a comunicação do cidadão com os serviços de saúde. Cada vez mais a utilização de ferramentais digitais leva os serviços de saúde para perto da população.
Discussão
Desde sua primeira versão, o app tem evoluído continuamente, introduzindo novas funcionalidades para atender às necessidades crescentes da população. Inicialmente, os usuários puderam localizar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, fazer cadastro na rede e agendar consultas de enfermagem e odontológicas. Subsequentemente, as atualizações incluíram recursos como visualização da carteira nacional de vacinação, emissão de alertas para vacinas atrasadas e confirmação de consultas e exames.
Na quarta versão, adicionou recursos para acompanhamento do pré-natal, incluindo visitas virtuais à maternidade e ferramentas de avaliação de contrações uterinas. Além disso, introduziu o Net Promoter Score (NPS) para avaliar a satisfação dos usuários. A quinta versão trouxe melhorias no cadastro de usuários e a capacidade de cadastrar dependentes, simplificando ainda mais o acesso aos serviços de saúde e à vacinação.
A sexta versão introduziu o sistema de videochamada para a Central de Telessaúde municipal. Isso permitiu um exame físico digital de alta qualidade e o envio de documentos médicos de forma digital. Na sétima versão, a integração do app com os dados pessoais da Prefeitura Municipal garantiu maior segurança na proteção dos dados, em conformidade com a LGPD.
A versão mais recente, a oitava, possibilitou a visualização de todos os exames laboratoriais realizados na rede pública de saúde, oferecendo aos usuários acesso fácil e rápido às suas informações de saúde. Até o momento, o aplicativo conta com mais de 2,3 milhões de usuários cadastrados, com alto índice de interação, demonstrando um bom engajamento da população. Foram mais de 38 milhões de mensagens enviadas, com quase 760mil consultas agendadas em serviço especializados e com solicitação de confirmação enviados ao usuário, com interação de 82%. Foram mais de 150 mil documentos médicos enviados.
Comentários Finais
A integração entre o Saúde Já e o prontuário eletrônico E saúde otimiza a jornada do paciente, oferecendo informações preditivas para aprimorar o atendimento individualizado.
Área
Tecnologias Digitais e Informação em Saúde - Aplicativos
Autores
FLAVIA CELENE QUADROS, Romulo Pereira, Beatriz Battistella Nadas, Leandro Silva, Gabriela Flores