XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

TELEATENDIMENTO EM PSICOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Apresentação do Caso

O surgimento do SARS-Cov-2 em 2019 modificou padrões sociais e tornou medidas sanitárias indispensáveis ao combate a doença, entretanto, todos os cuidados não foram suficientes para impedir a chegada da pandemia. A morte assolou o mundo, entes queridos se foram, sequelas físicas e emocionais ficaram, necessitando de diferentes modos de cuidados com a saúde e assim, na Psicologia uma nova prática se popularizou: o teleatendimento. Em Manaus, o serviço de Telessaúde de uma Universidade, em conjunto com a Residência Multiprofissional de Saúde de um Hospital Universitário da cidade, ofereceu o teleatendimento para acolhimento e promoção da saúde mental e, desta forma, as tecnologias digitais mostraram-se fortes ferramentas de combate ao coranavírus. Melhora e bem-estar do paciente são os objetivos principais da atuação do teleatendimento em psicologia, ocasionando no objetivo desse trabalho, o de apresentar a prática de uma residente psicóloga e sua experiência na atuação do teleatendimento remoto com a população em tempos de pandemia. Este é um trabalho qualitativo com características narrativas, no qual houve todo o cuidado ético quanto ao sigilo e a escuta. A procura pelo teleatendimento era realizada pelo chabot de aplicativos de comunicação e, para acesso à consulta, o usuário deveria preencher um formulário e assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A teleconsulta ocorria via plataforma de webconferência e cada sessão durava uma hora em média e, conforme avaliação, eram indicadas mais sessões.

Discussão

Conhecer o perfil epidemiológico e subjetivo dos usuários permitiu observar similaridades e singularidades, como fatores de estresse, ansiedade e depressão. A maioria das queixas relacionavam-se ao estado emocional e a pensamentos negativos que influenciavam na tomada de decisões e no agir com sensatez perante o medo, repercutindo de modo disfuncional no processo de sono, por exemplo, causado pela ansiedade e descontrole das emoções. O teleatendimento psicológico permitiu a compreensão do processo de adoecimento que atravessa relações familiares, experiências, subjetividades e estratégias de enfrentamento.

Comentários Finais

A contribuição da Telessaúde no enfrentamento à Covid-19 auxiliou a população quanto aos impactos causados pela pandemia ao equilíbrio emocional. Diante da experiência frente a pandemia foi possível identificar novos achados que completam a discussão sobre a Covid-19 e a saúde mental.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento

Autores

IZABEL RIBEIRO DE SOUZA, ANDRÉA COSTA DE ANDRADE, ADRIANY ALVES PINTO DINIZ DE ARAÚJO