Dados do Trabalho
Título
O impacto do Projeto Charming no controle da Hipertensão e do Diabetes nos munícipes de Carlos Chagas-MG
Apresentação do Caso
O Projeto CHArMING (Control of Hypertension and Diabetes in Minas Gerais) almeja melhorar o controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e do Diabetes Mellitus (DM) mediante o desenvolvimento, na Atenção Primária à Saúde (APS), de uma estratégia multidimensional na região do Vale do Mucuri em Minas Gerais. O município de Carlos Chagas faz parte do projeto e conta com uma rede de saúde que abrange 07 Estratégias de Saúde da Família (ESF): 04 urbanas e 03 rurais. No ano de 2022, a cidade de Carlos Chagas foi convidada para participar do Projeto CHArMING. Após a randomização das unidades, 03 ESFs (Juá, Central e Mayrink) foram sorteadas para grupos de Intervenção e 04 (Colônia, Pena, Colina Verde e Cruzeiro) para o grupo controle. O evento “Feira da Saúde” permitiu o cadastro de todos os pacientes com HAS e DM no município. Para as unidades de intervenção são ofertados os serviços de teletutorias, com capacitações para os profissionais das ESF´s, teleconsultorias, no qual enfermeiros e médicos enviam dúvidas para especialistas em enfermagem, nutrição, cardiologia e endocrinologia do Centro de Telessaúde da UFMG, e telediagnóstico, para laudos dos eletrocardiograma (ECG). Ademais, todas as unidades receberam treinamentos para o manejo dos equipamentos doados pelo projeto (computadores, esfigmomanômetro digital, eletrocardiógrafos, dinamômetro, halteres, tablets, elásticos extensor, balanças, fitas métricas, etc).
Discussão
Foram cadastradas 1877 pessoas, destas 1.257 participam do projeto desde a implantação em 2022, realizando avaliação, exames laboratoriais, eletrocardiograma, consulta médica e de enfermagem de forma periódica. Em todas as unidades de saúde há grupos de atividade física (yoga, alongamento, dança circular, aeróbica, etc) abertos para o público em geral. Por ano, são cerca de 277 grupos com média de 2.017 pessoas, o que levou a um grande movimento pró atividade física no município, com aumento da busca de nutricionistas, consultas e exames para acompanhamento dos parâmetros de HAS, DM e obesidade.
Comentários Finais
O Projeto Charming tornou-se uma mola propulsora para desencadear uma série de ações de prevenção, de promoção à saúde e de mobilização dos diversos atores da APS, elevando a busca dos pacientes a ESF para mudança de estilo de vida e controle das doenças crônicas não transmissíveis
Área
Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento
Autores
LUDMILA APARECIDA SOARES SOUZA, Maria Angélica Gomes Carneiro, Marco Sales da Silveira Aurélio ales da Silveira