XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

O DESAFIO DA TELESSAÚDE EM REGIÕES COM RECURSOS ESCASSOS: O PROJETO CHARMING NA VISÃO DO PESQUISADOR

Apresentação do Caso

O Projeto Charming (Controle da Hipertensão e diAbetes em MINas Gerais) é um estudo de implementação em escala desenvolvido em 35 unidades básicas de saúde (UBS) de 5 cidades do Vale do Mucuri, Minas Gerais. Seu objetivo é avaliar o impacto da implementação de estratégia multidimensional, que inclui a utilização expressiva de ferramentas de telessaúde, no controle de pessoas com hipertensão e diabetes na Atenção Primária à Saúde (APS).
Desde a concepção do projeto, os pesquisadores têm como premissa implementar ferramentas de telessaúde em região de recursos escassos, com acesso precário ou inexistente à internet em zonas rurais e resistência à inclusão digital. Diante de fatores críticos de sucesso, os pesquisadores estudaram a realidade local, considerando todas as partes interessadas - gestores, profissionais de saúde e pacientes – e também o ambiente, numa abordagem criteriosa o suficiente para não influenciar o estudo.

Discussão

Embora na fase de planejamento da intervenção os pesquisadores tenham promovido visitas e reuniões presenciais de alinhamento com gestores locais, há dificuldades de adesão dos profissionais, tais como resistência em utilizar as aplicações e baixa participação em cursos e tutorias online. Por outro lado, a atuação dos pesquisadores apoiando presencialmente as equipes, atendendo prontamente às demandas e reconhecendo o desempenho dos profissionais fortalece a relação de confiança e favorece a promoção de mudanças.
Entretanto, há desafios que estão fora da governabilidade da equipe de pesquisa, mas que são monitorados e contornados, como: impossibilidade de acesso nos períodos de chuva, impactando na coleta de dados; ausência de composição mínima de algumas equipes de saúde, reduzindo a capacidade operacional da UBS e interferindo no tamanho da amostra; grande rotatividade dos profissionais de saúde, requerendo capacitações em número superior ao previsto, com impacto logístico e financeiro.

Comentários Finais

Em suma, enquanto a maioria dos ensaios clínicos se concentram na eliminação de potenciais variáveis de confusão e envolvem indivíduos homogêneos, estudos de implementação como o Charming impõem aos pesquisadores os desafios do mundo real e sua influência em todas as fases da pesquisa. Entretanto, justamente por isso, são capazes de esclarecer a interface, muitas vezes obscura, entre o que se deseja alcançar na teoria e o que realmente acontece na prática.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento

Autores

CHRISTIANE CORREA RODRIGUES CIMINI, MILENA SORIANO MARCOLINO, CLARA RODRIGUES ALVES OLIVEIRA, LUCAS TAVARES NOGUEIRA, ANTONIO LUIZ PINHO RIBEIRO, JAMES BATCHELOR