XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Implementação da Linha de Cuidado Materno-Infantil Digital integrada à Atenção Primária no SUS: democratização da saúde através da tecnologia

Resumo

Introdução: Os primeiros mil dias representam uma oportunidade única , sendo que cuidados especializados durante os 280 dias de gestação e os 730 primeiros dias de vida são cruciais devido ao impacto significativo na redução da morbimortalidade e na promoção de um desenvolvimento saudável. Assim, para melhorar indicadores de impacto na saúde materno-infantil torna-se importante preencher as lacunas de cuidados com gestantes, puérperas e crianças em regiões carentes de acesso à saúde, principalmente em áreas remotas. A saúde digital pode ser a ferramenta mais poderosa para alcançarmos esse objetivo.
Objetivo: Avaliar a implementação da linha de cuidado materno-infantil, com cuidado multidisciplinar nos primeiros 1000 dias de vida, através de telessaúde em regiões com escassez de especialistas. Método: Para a validação da implementação foram utilizadas Unidades de Telemedicina Avançadas (UTA) instaladas em três localidades do estado do Ceará. As UTAs são estruturas em container adaptadas com equipamentos para telediagnóstico. Assim, as gestantes foram acompanhadas com teleultrassonografias e orientações nutricionais e odontológicas. Após o nascimento da criança, são indicadas consultas periódicas de puericultura de acordo com a classificação de risco (habitual ou alto), bem como com a teleorientação com dentista a partir do sexto mês. A linha de cuidado conta com plataforma de telessaúde própria com prontuário eletrônico personalizado para avaliações dos indicadores de saúde durante o teleatendimento. Para a implementação, foi desenvolvida uma customização para acompanhar o paciente durante a jornada de cuidado com fichas específicas para cada fase da linha. Na consulta com pediatra nas primeiras semanas também é realizada a Triagem para Depressão Pós-Parto. Resultados: Entre junho e dezembro de 2023: 10 fichas clínicas adaptadas à plataforma, 170 gestantes fizeram 260 teleultrassonografias. 24 gestantes tiveram alterações, sendo que 14 foram encaminhadas para centro de referência. 92,3% receberam vídeos educativos sobre nutrição. 98 receberam teleorientação odontológica. 111 crianças entraram na linha, com 212 consultas pediátricas. 20,8% das mães apresentaram risco de depressão pós-parto. Conclusão: A Linha de Cuidado Materno-Infantil Digital mostrou eficácia na saúde da gestação à primeira infância. Telessaúde e abordagem multidisciplinar nos primeiros mil dias, integradas à Atenção Primária no SUS, podem melhorar os indicadores de saúde em áreas remotas.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Prevenção de Doenças e Agravos / Promoção de Saúde

Autores

GABRIELA SA OLIVEIRA, Juliana Nabarrete, Flávia Calanca, Eloisa Leite, Adriana Mallet, Sabine Bolonhini