XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

O uso estratégico e eficaz da ferramenta WhatsApp na educação continuada de profissionais da atenção primária: relato de experiência em estudo randomizado

Apresentação do Caso

Apresentação do caso: O Projeto CHArMING (Control of Hypertension and Diabetes in Minas Gerais) é um estudo randomizado em cluster, que visa melhorar o controle da hipertensão arterial e do diabetes mellitus por meio da implementação de estratégia multidimensional na atenção primária à saúde (APS) em 5 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Carlos Chagas, Caraí, Malacacheta, Novo Cruzeiro e Poté), Minas Gerais. Atualmente a plataforma WhatsApp é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, dessa forma possibilita uma comunicação mais rápida entre pessoas. O objetivo deste relato é explanar como o uso do Whatsapp se tornou eficaz como ferramenta de comunicação, divulgação e facilitação da interação entre os profissionais da APS dos municípios integrantes e equipe do projeto. No projeto CHArMING, a função de criação de grupos do WhatsApp viabiliza a agilidade da comunicação entre os enfermeiros pesquisadores e profissionais da APS dos municípios integrantes. Por se tratar de projeto de pesquisa, 18 unidades básicas de saúde (UBS) foram alocadas para grupo de intervenção multidimensional e 17 alocadas para grupo controle (cuidado usual). Desta forma, com o uso da ferramenta do WhatsApp, foram 18 grupos criados para intervenção, a fim de facilitar a comunicação entre cada unidade UBS com o enfermeiro de referência e, assim, direcionar uma atenção individualizada e humanizada para cada solicitação. Regularmente, a equipe de pesquisa entra em contato com as UBS, e através da troca de mensagens, chamada de voz e chamadas de vídeo, esclarece dúvidas, obtém feedback e divulga etapas do projeto, bem como resultados obtidos. Além disso, compartilha materiais educacionais de postagens do Instagram do projeto. Os gestores também são contatados, ficando cientes das etapas e demandas, podendo então participar ativamente do processo.

Discussão

Discussão: Em outros contextos, ressalta-se a importante de levar em consideração as diferenças culturais e sociais que podem influenciar a aceitação e o uso do WhatsApp na comunicação de saúde. Por exemplo, em algumas comunidades, pode haver preferência por métodos de comunicação mais tradicionais, o que requer uma abordagem sensível e adaptativa ao implementar o uso do WhatsApp.

Comentários Finais

Considerações finais: Visto que a ferramenta se mostrou eficaz no fomento de ações de educação continuada, recomenda-se sua utilização mais frequente na APS para facilitar o processo de trabalho e a disseminação de informações educacionais em saúde.

Área

Tecnologias Digitais para Educação em Saúde

Autores

GUSTAVO FERREIRA SANTOS, Ana Carla Gonçalves Luiz, Lucas Tavares Nogueira, Christiane Correa Rodrigues Cimini, Clara Rodrigues Alves de Oliveira, Milena Soriano Marcolino