Dados do Trabalho
Título
Teleconsultorias FELUMA: ferramenta para processos docente-assistenciais de educação em saúde Silva, E.M. de S; Werneck, G. A. F; Quintão, M. A.; Silva, M. M e; Alves, H.J; Amaral, F. de A.
Resumo
Este trabalho visa relatar processos de utilização de teleconsultorias em fundação mantenedora de faculdade de medicina. Ela investe na integração docente-assistencial e oferta 100% de seus serviços ao SUS. Na formação de seus alunos, estão incluídas práticas clínicas em municípios do interior de MG (Internato de Saúde Coletiva – ISC), supervisionadas por médicos da saúde pública. Reflexões sobre saúde coletiva são conduzidas por preceptores, em visitas periódicas.
Em 2020, durante a pandemia de COVID-19, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (TICS) cresceu. O distanciamento social impulsionou iniciativas junto aos alunos do ISC, uma vez que eles e médicos locais necessitavam de apoio de especialistas, à distância, para tomada de decisões e qualificação assistencial junto às equipes de saúde da família dos municípios.
Assim, propostas para o uso da ferramenta foram fomentadas, plataforma digital customizada, professores especialistas identificados, municípios com conectividade selecionados. No decorrer do processo, alguns fatores se apresentaram como dificultadores: tempo de respostas prolongado; resolubilidade nem sempre reconhecida; baixa adesão à tecnologia; rotinas presenciais crescentes devido ao declínio progressivo dos números da pandemia (diminuição de demandas por encontros virtuais) e ausência de um grupo técnico específico para o acompanhamento do processo.
Em 2023, nova oportunidade para incremento da Telessaúde configurou-se: projeto apresentado por universidade pública ao Ministério da Saúde, em parceria, cujo objetivo central é a oferta de teleconsultorias por especialistas, aos profissionais da APS de MG, no intuito de multiplicar conhecimentos, qualificar a assistência, diminuir filas de espera, reduzir encaminhamentos e promover processos de educação.
Para fortalecer a saúde digital e apoiar práticas docente-assistenciais e de educação em saúde, formou-se equipe multiprofissional, atualizou-se plataforma e elaborou-se experiência piloto. Nessa configuração, os alunos do ISC serão convidados a agirem na motivação e facilitação para uso da ferramenta, ampliando oportunidades de discussão de casos clínicos e qualificando o cuidado ofertado aos usuários do SUS. Nesse processo, o monitoramento e a avaliação contínuos permitirão que a equipe aprimore sua expertise para futura implementação do Projeto financiado pelo MS, em municípios de Macrorregiões mineiras pactuadas.
Área
Tecnologias Digitais para Educação em Saúde
Autores
ELIANE MARIA DE SENA SILVA, Gustavo de Azeredo Furquim Werneck, Marcos Almeida Quintão, Marcelo M Silva, Humberto José Alves, Flávio de Almeida Amaral