XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

TELEPEDIATRIA: CONECTANDO UM HOSPITAL DE ENSINO COM UM CENTRO ESTADUAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA

Apresentação do Caso

O manejo de crianças com condições clínicas complexas exige extremo cuidado, principalmente, quando necessitam de deslocamento para atendimento ambulatorial em um Hospital Universitário Federal (HUF), referência de Macrorregião de Saúde do interior de Minas Gerais. Assim, a teleconsultoria torna-se uma ferramenta essencial para discussão de casos comuns atendidos em um HUF e um Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), referência para pacientes da Microrregional de Saúde. Nesse sentido, foi implementado o projeto Telepediatria, com o objetivo de fortalecer o matriciamento e apoio para atendimento no município de origem da criança.

Discussão

O projeto é realizado desde novembro de 2021 entre duas instituições de saúde, distantes entre si 130 Km. As teleconsultorias são síncronas, operacionalizadas pela Unidade de e-Saúde do HUF. A teleconsultora do projeto é uma médica pediatra do HUF e coordenadora do Programa de Residência Médica em Pediatria (PRM). No CEAE as teleconsultorias são conduzidas por uma médica pediatra e uma nutricionista. Até o momento foram realizadas 13 teleconsultorias, com a discussão de 37 casos. Adicionalmente, foram realizadas três reuniões com enfermeiros da Atenção Primária e Agentes Comunitários de Saúde para fortalecimento da rede. O projeto conta ainda com a participação de médicos residentes do PRM em Pediatria, sendo campo para atividades de ensino. Quando há necessidade de atendimento no HUF, exames são previamente solicitados na teleconsultoria e os resultados apresentados na consulta, tornando o processo mais dinâmico.

Comentários Finais

Apesar do número reduzido de encontros até o momento, a Telepediatria trouxe benefícios para os serviços de saúde, para o ensino e, principalmente, para o paciente. Com as discussões dos casos, o cuidado é individualizado, sendo construído um planejamento focado na saúde e bem-estar, a partir de planos terapêuticos elaborados em conjunto. As condutas realizadas no município de origem trazem maior conforto para o paciente, com redução dos deslocamentos e diminuição de gastos, além do monitoramento pelo HUF. A partir da experiência vivenciada, destaca-se que a teleconsultoria possibilita um espaço de discussão e troca de conhecimentos multiprofissionais, contribuindo para contrareferência. É válido destacar que o projeto possui êxito devido ao interesse dos profissionais de ambos os serviços de saúde, permeado pela inserção acadêmica, unindo força de vontade e experiência profissional.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Telemonitoramento e Avaliação em Saúde

Autores

JOILSON MENEGUCI, Kellen Cristina Kamimura Barbosa SILVA, Letícia Barbosa DE MELO, Vanessa De Paula Tiago QUEIROZ, BÁRBARA HIROMI WANDERLEY OIYE, Marlene Cabrine dos Santos SILVA