XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

TELECONSULTORIA EM ENDOCRINOLOGIA COMO MEDIADORA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA E PRIMÁRIA À SAÚDE

Apresentação do Caso

Considerando a alta prevalência de diabetes mellitus e hipertensão arterial, que estão associadas ao risco de doenças cardiovasculares, torna-se essencial a elaboração de estratégias de saúde. Assim, foi implementado em 2020, em um município do interior de Minas Gerais, um serviço de saúde especializado em hipertensão e diabetes, com o objetivo de qualificação da assistência aos pacientes diabéticos, hipertensos e obesos mórbidos, além do apoio matricial às equipes da Atenção Primária à Saúde (APS). Com a sobrecarga e aumento de filas de espera, verificou-se a necessidade de alternativas. Foi identificado que muitas das condições clínicas dos pacientes encaminhados para o serviço especializado eram passíveis de manejo na APS. Assim, a gestão municipal realizou a implementação de fluxo compulsório de teleconsultoria antes do encaminhamento ao serviço.

Discussão

Com o objetivo de qualificar e reduzir os encaminhamentos, além de apoio matricial, foi implementada, em fevereiro de 2024, a teleconsultoria síncrona em endocrinologia no serviço de saúde especializado. Previamente ao encaminhamento, o médico da APS realiza discussão do caso com um médico especialista. As teleconsultorias são realizadas por webconferência, duas vezes por semana, operacionalizadas por uma assistente social e a teleconsultora uma médica endocrinologista. Até o momento, 38 solicitações de encaminhamentos foram discutidas por teleconsultoria, sendo que a maioria (65,8%; n=25) foram orientadas para acompanhamento na APS, monitoradas pelo serviço especializado. Os casos que realmente necessitavam do serviço especializado foram encaminhados para agendamento, sendo identificada a prioridade.

Comentários Finais

A partir da experiência vivenciada de teleconsultoria, mesmo frente ao reduzido tempo do projeto, é possível verificar que a ferramenta no serviço especializado é promissora. A teleconsultoria da especialista, junto ao médico da APS, faz matriciamento, estratifica e potencializa o profissional da linha de frente a realizar a gestão dos casos, ampliando a segurança decisório clínica. É válido destacar que projeto foi iniciado com médicos da APS, porém, há necessidade de ampliação para outros profissionais de saúde. Considerando o modelo implementado, destaca-se que a estratégia pode ser expandida para outras especialidades no município, com a finalidade de aumentar a resolubilidade da APS, otimizando recursos de saúde e encaminhamentos desnecessários, impactando ne redução nas filas de espera.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Telemonitoramento e Avaliação em Saúde

Autores

JOILSON MENEGUCI, Maria Cristina STRAMA, Aline Nayara Afonso de Rezende TRISTÃO , Valdilene Rocha Costa ALVES, Fernanda Carolina CAMARGO, Elisabete Aparecida Mantovani Rodrigues DE RESENDE