XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

O papel da telemedicina em oftalmologia na avaliação da acuidade visual, visão de cores e campo visual: estudo transversal observacional

Resumo

Introdução
A telemedicina aplicada à oftalmologia vem sendo desenvolvida desde a década de 1960, porém só teve maior evolução e implementação em larga escala em 2020 com a pandemia do coronavírus (COVID-19). Desde então, dezenas de softwares e aplicativos foram desenvolvidos para avaliar diferentes aspectos da função visual.

Objetivo
Este estudo teve como objetivo avaliar a aplicação de testes realizados por telemedicina para avaliar acuidade visual, visão de cores e campo visual em pacientes de todas as regiões brasileiras.

Método
Foi realizado um estudo observacional, transversal e retrospectivo. A amostra de conveniência foi composta por pacientes avaliados pela clínica Eyecare Health via telemedicina entre os meses de outubro de 2023 e janeiro de 2024. Todos esses pacientes avaliados via telemedicina eram funcionários de uma multinacional avaliada em contexto ocupacional (consultas de admissão, periódicas e de demissional). Os critérios de inclusão foram idade superior a 18 anos e os critérios de exclusão foram prontuários incompletos ou indisponíveis. Todos os pacientes realizaram três testes on-line: melhor acuidade visual corrigida (Eyecare Visual Acuity Test®), teste de avaliação de cores (Eyecare Color Vision Test®) e perimetria de confrontação remota. A análise dos dados foi realizada na Calculadora Estatística Online DATAtab (2023, Áustria).

Resultados
Foram avaliados 2.197 pacientes de todas as regiões brasileiras. 91,81% eram do sexo masculino e a idade média foi de 37 anos. 17,10% nunca haviam feito avaliação oftalmológica. A média da acuidade visual avaliada pelo Eyecare Visual Acuity Test® foi de 0,2logMar para ambos os olhos (± 0,16). Eyecare Color Vision Test® detectou uma prevalência de 2,28% de deficiência de visão de cores. A perimetria de confrontação mostrou 3,23% de defeitos de campo visual.

Conclusão
A teleoftalmologia tem demonstrado ser uma importante aliada no acesso generalizado à saúde ocular, especialmente em países ou regiões com acesso desigual aos serviços de saúde. Em nosso estudo avaliamos remotamente 2.197 pacientes e realizamos teste de acuidade visual, teste de visão de cores e campo visual de confrontação remoto. Encontramos uma acuidade visual média de 0,2logMar para ambos os olhos, prevalência de 2,28% de daltonismo e 3,23% de defeitos de campo visual. Esses achados reafirmam e destacam a importância da teleoftalmologia na detecção e rastreamento de doenças oftalmológicas.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento

Autores

MAURO GOBIRA, Pedro Hélio Estevam Ribeiro Júnior, Ariadne Porto Dias Negreiros, Marco Antônio Negreiros