MENSAGEM


Queridos colegas,

 

Dirijo-me aos membros da SBCBM e COESAS, bem como os cirurgiões em início de suas atividades bariátricas, aos cirurgiões gerais e do aparelho digestivo e a todos os demais profissionais de saúde, endocrinologistas, plantonistas, nutrólogos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas que  direta ou indiretamente lidam com pacientes obesos mórbidos e bariátricos, em equipes multidisciplinares ou isoladamente.

A obesidade severa com suas terríveis co-morbidades é um dos piores males a acometer o ser humano. Ela reduz qualidade e quantidade de vida. Produz sofrimentos e constrangimentos inimagináveis. Produz incapacidades, imobilidade e tantas dificuldades cotidianas.  Estarmos no “front” da luta contra esta doença, com as mais poderosas armas capaz de vencê-la, é um privilégio, um grande orgulho e uma grande responsabilidade. Temos que nos preparar e nos mantermos atualizados, para executar as técnicas aprovadas pela SBCBM e CFM, com perfeição, diminuindo os riscos, para atingirmos todos as taxas de mortalidade de centros de excelência, que hoje varia de 0,1-0,2%. Taxas inacreditavelmente baixas. Mas também saber diagnosticar e tratar as possíveis reações adversas e eventuais complicações, dos vários procedimentos em uso nesta área de atuação.

Precisamos nos inteirar melhor das potenciais e sérias complicações de deficiências micro-nutricionais, de como adequadamente preveni-las e tratá-las.  

Precisamos conhecer, cada vez em maior profundidade, os mecanismos anti-obesidade e pró equilíbrio metabólico, trazidos à tona pelos nossos procedimentos. 

Devemos saber identificar as causas dos insucessos terapêuticos e conhecer os métodos endoscópicos, farmacoterápicos e de cirurgias revisionais, que podem resgatar o sucesso inicial. A recidiva da obesidade, que acomete cerca de 20% dos pacientes é frustrante não só para eles, mas também para nós. Para alguns destes pacientes, pode ser possível combatermos a recidiva da obesidade e devemos estar preparados para este difícil desafio.

Para estudantes de medicina e residentes, há muito conhecimento derivado de um congresso como esse à espera de vocês. Assuntos superficialmente abordados na grade curricular das faculdades de medicina, serão aqui revelados em detalhes, trazendo-lhes uma gama de conhecimentos impressionantes e úteis para toda sua vida profissional.  A população de pacientes já submetidos à cirurgias bariátricas no brasil, é estimada em aproximadamente 1 milhão. Cem mil novos procedimentos são adicionados anualmente a este pool. Estes pacientes frequentemente lhes procuram em prontos-socorros e nos vossos plantões. Conhecendo bem as cirurgias bariátricas, vossas capacidades de diagnosticar e tratar urgências e emergências nestes pacientes são devidamente ampliadas.

Será um grande prazer compartilharmos conhecimentos amplos e profundos, da forma mais interativa e prática possível, com os melhores cirurgiões bariátricos e equipes multidisciplinares de todo o Brasil e alguns experts internacionais.

Nos sentiremos honrados e felizes com a presença de todos aqui em nossa linda e acolhedora cidade, centro médico de excelência nesta vasta região do centro oeste e sede da FAMERP/FUNFARME, uma das mais prestigiadas faculdades de medicina do nosso país.

Um grande abraço a todos, em nome de nossa equipe e um agradecimento prévio aos que aqui estarão para abrilhantar este evento.

 

Prof. Dr. Gilberto Borges de Brito

Presidente do Congresso